Sobre o CAXIA

CENTRO ACADÊMICO XI DE AGOSTO DE RIO DO SUL


O CAXIA é a entidade representativa dos estudantes do curso de Direito da UNIDAVI. Fundado em 11 de agosto de 1994, o CAXIA sempre teve uma firme participação no movimento estudantil unidaviano.
Conta seu primeiro Presidente, o então estudante e hoje advogado Osmar de Oliveira, que o CAXIA foi o principal responsável pela criação de um Diretório Central dos Estudantes. Isto porque, na época havia tão somente o Diretório Acadêmico Guilherme Gemballa – DAGG, entidade que representava os estudantes do curso de Administração da então Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí – FEDAVI. Assim, com a abertura do novo curso de Direito, através de convênio com a Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, surge um imbróglio sobre a legitimidade ou não da atuação do DAGG em nome dos estudantes de Direito.
Com o objetivo de solucionar o impasse, sugere-se a criação de uma entidade estudantil que centralizasse todos os cursos, sendo que o DAGG e CAXIA continuariam a representar seus determinados cursos – Administração e Direito, respectivamente. A proposta é aceita por ambas as partes e surge o Diretório Central dos Estudantes.
Portanto, a história do CAXIA demonstra sua grandeza perante o movimento estudantil unidaviano. Uma história de lutas, de conquistas e de vitórias.
Após o ano 2000, com a saída de expoentes da época, tais como o hoje Professor de Direito Daniel Mayerle, o CAXIA foi desativado, permanecendo na inatividade durante bom tempo.
No entanto, em 28.04.2006 ocorreu a reativação do CAXIA, através da presidência do então acadêmico Roberto Nasato Kaestner. O grupo de Roberto permaneceu por três gestões a frente do CAXIA, destacando-se pelas realizações de eventos acadêmicos e sociais, tais como palestras, festas, campanhas solidárias. Além disso, o CAXIA teve papel fundamental na reformulação da grade acadêmica do curso de Direito.
Durante o início da segunda gestão sob a presidência de Roberto, o CAXIA deu mais uma mostra de que é, de fato, inovador. Através da organização da Recepção aos Calouros de Direito, o CAXIA conseguiu acabar definitivamente com o trote no curso de Direito.
Em 2008, foi eleito Presidente do CAXIA o então acadêmico Luiz Felipe Rocha de Athayde. Continuando os eventos realizados quando da gestão de Roberto, onde era Vice-Presidente, Luiz Felipe deu uma forte ênfase na questão financeira do CAXIA. Além disso, promoveu a venda de camisas do CAXIA, auxiliando na formação de uma identidade ao curso de Direito.
Atualmente, o CAXIA se encontra em processo eleitoral e, em breve, terá um novo Presidente para que possa defender os interesses dos estudantes do curso de Direito.


ESTATUTO: